Brotas Virtual

Fotos e Vídeos VR 360 graus

Uma visão panorâmica, ampla e imparcial da realidade.

A idéia não é nova. Motivado por uma necessidade profissional, um paulista de Marília chamado Sebastião Carvalho Leme inventou a primeira máquina fotográfica 360 graus que se tem registro, em 1957, muito antes da fotografia digital surgir, o que só ocorreu em 1976.

Veja o artigo na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_fotogr%C3%A1fica_360%C2%B0

O resultado, entretanto, impressiona. Imagens 360 graus permitem ao observador explorar cada detalhe do ambiente de um modo imersivo, como se estivesse naquele local, olhando para todas as direções possíveis, e essa imersão se torna ainda mais realista para quem utiliza óculos de realidade virtual.

Hoje, a técnica é conhecida por diversos nomes: 360 graus, VR (Virtual Reality ou “Realidade Virtual”), imersiva ou esférica. O objetivo, entretanto, é o mesmo: produzir uma foto ou vídeo que permita a observação em todas as direções, inclusive os extremos superior e inferior do ambiente.

Com apoio do Google e Facebook, entre outras empresas, o mundo 360 graus vem se tornando cada vez mais conhecido. Fotos e vídeos 360 graus já estão presentes em postagens do Facebook, Youtube e no Google Mapas / Street View.

Foto 360 graus do Parque dos Saltos em Brotas no Google Street View

O Google Street Vew, é o mais abrangente "tour virtual" do mundo, e através dele um conjunto de fotos 360 graus também pode fazer parte do site de uma empresa, permitindo ao visitante passear por diferentes ambientes da empresa em realidade virtual.

Tour Virtual 360 graus pela Pousada Frangipani em Brotas através do Google Street View

Além das fotos, que são imagens estáticas, os vídeos 360 graus também vêm se tornando mais comuns, graças à compatibilidade com Youtube e Facebook, ampliando a distribuição desse tipo de conteúdo.

Vídeo 360 graus da Areia que Canta em Brota no Youtube

Brotas Virtual página inicial quem somos o que fazemos o que já fizemos fale conosco